quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ministério de Formação lança proposta de aprofundamento


Buscando o aprofundamento da fé para um melhor exercício da formação e do ensino, a coordenação nacional do Ministério de Formação lançou, durante o seu workshop no ENF 2013, uma proposta de estudo e leitura de Documentos da Igreja.
Leia abaixo a motivação escrita pelo coordenador nacional do Ministério, Vinícius Simões, acompanhe o cronograma e participe! PROPOSTA DE APROFUNDAMENTO NA FÉ DO MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO DA RCCBRASIL.

A Carta Apostólica Porta Fidei nos esclarece que “o conhecimento dos conteúdos de fé é essencial para se dar o próprio assentimento, isto é, para aderir plenamente com a inteligência e a vontade a quanto é proposto pela Igreja. O conhecimento da fé introduz na totalidade do mistério salvífico revelado por Deus” (n.º 10). Nesse sentido, ao conhecermos melhor a nossa Doutrina e a interpretação fiel da Palavra de Deus – atribuição do Sagrado Magistério da Igreja – nossa fé estará mais alicerçada, fundamentada e fortalecida, o que, sem dúvidas, contribuirá para um grande salto de qualidade no exercício de nosso Ministério de Formação na RCCBRASIL.

Atendendo ao apelo feito pelo Papa Bento XVI, a proposta para o Ministério de Formação da RCCBRASIL é que se faça um aprofundamento da fé através da leitura orante de alguns dos Documentos do Sagrado Magistério da Igreja, conforme o cronograma abaixo:

FEVEREIRO/2013 à Carta Apostólica Porta Fidei
MARÇO/2013 - 1ª Parte do Catecismo – cânones de 1 a 421
ABRIL/2013 - 1ª Parte do Catecismo – cânones de 422 a 747
MAIO/2013 - 1ª Parte do Catecismo – cânones de 748 a 1050
JUNHO/2013 - Constituição Dogmática Dei Verbum (CV II)
JULHO/2013 - Constituição Dogmática Lumen Gentium (CV II)
AGOSTO/2013 - Decreto Apostolicam Actuositatem (CV II)
SETEMBRO/ 2013 - Constituição Pastoral Gaudium et Spes (CV II)
OUTUBRO/2013 - Decreto Ad Gentes (CV II)
NOVEMBRO/2013 - Decreto Unitatis Redintegratio (CV II)
DEZEMBRO/2013 - Declaração Nostra Aetate (CV II)
 
Obs.: Todos estes Documentos podem ser facilmente encontrados na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário