quinta-feira, 25 de abril de 2013

A evangelização na rede e seu conteúdo


Por Robson Freitas
Ministério de Comunicação Social
Feira de Santana / BA

"o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos" 1 Jo 1, 3a
As mídias sociais são uma realidade no nosso meio, onde os  jovens em especial  têm utilizado o tweeter, o Facebook, ferramentas do Google como o blogger, YouTube, o Messenger, o Vimeo, o Flicklr, Instagram, Instavideo e afins. Há uma infinidade de ferramentas na internet que estão sendo usadas, milhares de mensagens enviadas diariamente, há uma grande vontade, um ardor, um grande amor ao falar da nossa fé e da nossa Igreja.
É muito bom ver jovens falando de Jesus, postando fotos do seu Grupo de Oração, das diversas ações da RCC em todo país. Gente que ama muito. Gente que ama evangelizar. Porém, acredito que devemos fazer uma breve reflexão sobre o conteúdo, o que estamos veiculando, retransmitindo ou trabalhando para fazer do assunto um viral, algo que será alcançado por milhares de pessoas, a evangelização que vai "bombar" e ganhar corpo na net. Fica a pergunta: Qual deve ser o conteúdo destas mensagens? Qual deve ser o cerne das nossas mensagens?
Segundo o documento 94 da CNBB, 17, que trata das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da  Igreja no Brasil 2011 - 2015:
> Como o Filho de Deus assumiu a condição humana, exceto o pecado, nascendo e vivendo em determinado povo e realidade histórica (cf. Lc 2,1-2), nós, como discípulos missionários, anunciamos os valores do Evangelho do Reino na realidade que nos cerca, à luz da Pessoa, da Vida e da Palavra de Jesus Cristo, Senhor e Salvador.
Sobre os novos tempos, tempos difíceis, de informação veiculada extremamente rápida o mesmo documento sinaliza na pg. 35, 24:
> São tempos propícios para volta às fontes e busca dos aspectos centrais da fé. Esta é a grande diretriz evangelizadora que, neste início de século XXI, acompanha a Igreja: não colocar outro fundamento que não seja Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e sempre (cf. Hb 13,8).
O assunto é amplo, comporta várias abordagens. Mas, gostaria aqui de tratar alguns pontos, posto que se há uma decisão de evangelizar nas mídias sociais, nossa informação deve vir permeada da "Vida e da Palavra de Jesus Cristo, Senhor e Salvador."  Assim, você, discípulo missionário, é chamado, antes de qualquer um a viver e experimentar esta realidade. Só testemunhamos o que verdadeiramente experienciamos, contemplamos.
A RCC Brasil, com o Projeto Amigos de Deus reforçou esta necessidade exortando a cada um de nós a voltar ao que é primícia na vida carismática: as práticas espirituais. Nossa evangelização deve, antes de qualquer coisa, refletir a vivência das práticas espirituais, com nosso testemunho e alegria em Deus. Vale lembrar que neste ano da Carta Apostólica Porta Fidei, precisamos buscar as verdades da nossa fé, conhecê-la mais e mais, em especial as bases no nosso movimento e como ele está inserido neste contexto.
O Documento 85 da CNBB, pgs. 13 e 14, que trata da Evangelização da Juventude, suas diretrizes e perspectivas pastorais nos ensina:
> Evangelizar implica, em primeiro lugar, proporcionar o anúncio querigmático da pessoa de Jesus Cristo. Em seguida, esta experiência deverá ser aprofundada em grupos de convivência que devem conduzir catequeticamente a uma maturidade na fé e prontidão para ser discípulo e protagonista na construção do Reino de Deus por toda a vida, buscando a transformação da sociedade.
Neste trecho está uma radiografia do nosso Grupo de Oração. Nosso Ministério no GO deve refletir esta urgência pastoral. Nossas postagens são uma extensão do nosso GO, mais um ambiente na nossa ação missionária. Assim, caro irmão, deveríamos, antes de toda e qualquer postagem, em toda ação na rede, pedir o auxílio do Espírito Santo, o dom do discernimento dos espíritos, o mesmo espírito que faz testemunho (cf. At.1,8), que nos conduzirá em toda a verdade (cfe. Jo 16, 13).
Que o Espírito nos inunde para que sejamos fiéis à sua mensagem.Vem Senhor, Vem sobre nós, Vem Santo Espírito. Batiza-nos com tua Água Viva, enche-nos com Teu Poder. Faz de cada um de nós verdadeiras testemunhas do Nosso Senhor Jesus Cristo em todos os confins da terra. Amém? Coragem irmão! Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário