sábado, 27 de outubro de 2012

A Missão da Renovação Carismática Católica

Paulo VI disse que a essência da Igreja Católica é a Evangelização. Então, qual é a missão específica do Renovamento Carismático? Qual é o nosso particular carisma nesta missão? Reveste três características: 
 


1. Proclamar com alegria o "kerigma", quer dizer, a Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Não há outro evangelho, senão o próprio Jesus.


2. Evangelizar com o poder do Espírito Santo, convicção, força e liberdade necessárias para mostrar que Jesus vive hoje na Igreja e no mundo. Os carismas ajudam e encorajam esta proclamação "kerigmática". Sinais, mistérios e milagres fazem parte do pacote da evangelização. Eles advêm naturalmente das ações do Espírito Santo e não devem ser receados. Dirigem a nossa atenção para o Senhor entronado.


3. Proclamar o Reino de Deus através de comunidades sagradas e plenas de amor. A comunidade é um forte sinal de uma verdadeira evangelização. O Renovamento Carismático é chamado a gerar comunidades evangelizadas que evangelizam. Famílias santificadas, padres santos, comunidades santas e por fim, uma Igreja santificada e missionária. O mundo precisa ver homens e mulheres santos, mas também comunidades santas, onde uma nova forma de vida, a vida no Espírito, pode ser realmente vivida.


Essas palavras que ressoaram na Basílica de S. Pedro há muitos anos atrás estão a cumprir-se hoje: Renovamento Carismático chegou o tempo de evangelizar em todos os momentos, até à vinda do nosso Senhor Jesus Cristo!



José Prado Flores
in: "Charismatic Renewal: a Grace, a Challenge and a Mission", ed. ICCRS


Nenhum comentário:

Postar um comentário