quarta-feira, 4 de julho de 2012


SOMOS O QUE COMEMOS.

Não quero com isto iniciar uma nova abordagem sobre culinária baiana, estética ou coisa assim. O intuito é provar que somos o que comemos! Segundo o site www.orientacoesmedicas.com.br/somosoquecomemos.asp, para ter uma alimentação equilibrada, não é preciso ficar eternamente condenado ao tradicional prato de salada com uma carne grelhada.
Acrescenta ainda que os alimentos são divididos em grupos, de acordo com a função que desempenham no organismo. Todos os grupos são necessários e a regra é ingerir apenas um de cada grupo durante cada refeição. Exceção feita às folhas verdes, que podem ser combinadas à vontade.
As proteínas são importantes para o crescimento e manutenção da massa muscular e para a reposição celular. As principais fontes são carnes, leite, ovos e leguminosas (como feijão, lentilha e grão de bico).
Os alimentos ricos em carboidratos são a principal fonte energética para o metabolismo. São as massas, os pães e as bolachas, e o arroz, o milho, a batata, a mandioca, o açúcar e os doces.
Vitaminas e minerais ajudam a regular o metabolismo do organismo, auxiliando na formação dos tecidos. As principais fontes são as frutas e as hortaliças.
Para que sua dieta seja o mais correta possível, evite carne de porco, embutidos (salsicha, presunto) e queijos amarelos. Opte por carne de frango ou peixe, queijo branco, leite desnatado. Os vegetais podem ser ingeridos à vontade.
Para incorporar mais alimentos saudáveis na sua alimentação diária, o jeito mais fácil é comer mais frutas, verduras e cereais integrais. A maioria deles não tem gordura, colesterol ou sódio e contém muito poucas calorias. O que você ganha é muita fibra, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas, elementos essenciais para manter seu corpo funcionando da melhor forma possível.
Mas o site adverte: cuidado com algumas frutas! O abacate e o caqui, por exemplo, são gordurosos e muito calóricos. Você pode comer todas as frutas que gostar, mas com atenção às quantidades. Com equilíbrio, pode-se comer tudo o que se gosta, emagrecer com saúde (devagar) e ainda combater a celulite.
O que é certo é que ataques cardíacos, osteoporose e outros sinais de envelhecimento levam anos para se desenvolver. Consumir alimentos saudáveis atrasa esse desenvolvimento, fazendo com que você viva mais e melhor.
E o site termina com uma recomendação: comece logo a comer corretamente. Se você já está se aproximando da terceira idade, ainda não é tarde para começar. Sempre há recompensas para se correr atrás. Somo o que comemos.
Amados, não sou da área, mas acredito que ao se fazer um exame minucioso em uma pessoa que pratica “rigorosamente” as orientações de dietas, constata-se um organismo altamente equilibrado, produzindo as tão esperadas energias, vitalidades e longanimidade. Esse corpo sadio revela uma jovialidade que foi possível graças a sua educação alimentar. É assim no plano da estética. Mas quero apresentar outro lado dessa temática.
No plano espiritual, o ritmo acontece da mesma forma. Somos o que comemos. O Evangelho de São João no capítulo 6, 56 nos diz: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Ou seja, comendo o corpo de Jesus e bebendo o seu sangue meu corpo passa a ser o que comi. E o que eu comi? Jesus!
Jesus promete: “permanece em mim e eu nEle.” Segundo o CIC 790, participamos realmente do Corpo de Cristo, somos elevados à comunhão com Ele e entre nós. Ainda no mesmo artigo encontramos mais uma verdade: aquele que respondem à Palavra de Deus e se tornam membros do Corpo de Cristo ficam estreitamente unidos a Cristo.
O CIC 1329 afirma que todos os que comem do único pão partido, Cristo, entram em comunhão com ele e já não formam senão um só corpo nele. Ou seja, somos o que comemos!
O apóstolo Paulo pergunta: “O cálice de benção que benzemos não é comunhão do sangue de Cristo? E o pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?” (1Cor 10,16). E o próprio Apóstolo responde: “Uma vez que há um só pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão” (1Cor 10,17).
A Eucaristia forma a Igreja e a Igreja celebra a Eucaristia. Quando comungamos o seu Corpo e Sangue, cada um de nós se torna “consangüíneo” e “concorpóreo” com Ele, e parte viva do Seu próprio Corpo. A eucaristia nos faz “Cristóforos”, isto é, portadores de Cristo, Como expressa São Cirilo de Jerusalém (†386) ou mais ainda, como sempre digo, “Cristocorpo”, ou ainda como S. Pedro: “participamos da natureza divina” (2Pe 1,4).
Através da comunhão do seu corpo e sangue, Cristo comunica-nos também o seu Espírito. Escreve S. Efrém: « Chamou o pão seu corpo vivo, encheu-o de Si próprio e do seu Espírito. [...] E aquele que o come com fé, come Fogo e Espírito. [...] Tomai e comei-o todos; e, com ele, comei o Espírito Santo. De facto, é verdadeiramente o meu corpo, e quem o come viverá eternamente ».
(Homilia IV para a Semana Santa - João Paulo II - CARTA ENCÍCLICAECCLESIA DE EUCHARISTIA)

Que coisa maravilhosa é, na verdade, fazer parte do corpo de Cristo!


Prof. Domingos Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário