domingo, 21 de junho de 2015

Unção e Técnica, duas vias que precisamos sempre ter e buscar,

Em tudo e na Renovação Carismática Católica é preciso que tenhamos unção, sim unção manifestada pelo Espirito Santo. Ação do Espirito Santo, sua manifestação, sua ação, sua unção. Esse espírito que move dentro de nós, pela sua efusão atualizando em nós o sacramento do batismo, confirmando a nossa filiação de Deus e o sacramento do crisma, o nosso chamado vocacional de batizado, de filho de Deus, de discípulo, de cristão, de apóstolo, apóstolo da efusão do Espírito Santo.

Realmente é uma graça inquestionável que nos move e que nós precisamos para dá uma resposta dócil a Deus, ao nosso chamado, a nossa vocação. Vocação de Pai, de Mãe, de Filho, de amigo, de empresário, medico pedreiro, mecânico... etc.

Porém existe outra graça que precisamos sempre nos questionar, porque dela também muito precisamos. Precisamos de unção sem duvida e de outra graça muito mais difícil de obter, a graça da técnica, a graça do aprendizado, a graça de sermos formados, a graça de abrir o coração para aprender a fazê-lo.


"O processo de formação é tanto mais feliz quanto mais as suas diversas fases assumirem o carácter de acontecimentos vividos”
Hofmannsthal

Desde o ano de 2011 eu tenho refletindo muito dessa graça e primeiramente a observado em mim, e percebo o quanto orgulhoso eu sou para dela poder viver e aprender. E, a tenho buscado e aos poucos tenho com ela confrontado e aprendido. Como é bom saber que dela eu preciso muito e muito aprender...
Tenho também observado por a onde tenho andado, vejo muitas pessoas precisando de técnica, precisando também aprender, precisando da técnica certa, para o ministério certo, para o momento certo, para o serviço certo. E como percebo que aqueles que tem unção, mais sem a técnica certa, deixa a desejar seu serviço, a ação de Deus.

Não tem muito que fazer, e nem existe segredo, o que precisamos é aprender sempre, pois como dizia o saudoso Pe. Aguiar, “cair é humano, levantar é para os santos”, ou seja, reconhecer – e eu preciso sempre ser formado, que eu preciso adquirir a técnica certa para realizar o serviço certo, requer de nós desejos de vida de santidade, desejo de sermos filhos de Deus, sempre sobre a ação e unção do seu Espírito.

“Com efeito, os que são conduzidos pelo Espírito Santo de Deus, é que são chamados filhos de Deus. Rm 8, 14”.

Para quem quer sempre aprender vai ai uma dica.
(São dicas minhas, que sempre vale a pena ser questionadas).

1.          Reze sempre pedindo a Deus um novo Pentecostes na sua vida, pedindo sempre sua unção, uma nova efusão do Santo Espirito de Deus.
2.          Se você é servo de grupo de oração, procure partilhar sempre com seu coordenador suas dúvidas e procure saber da Escola Permanente de Formação.
3.          Para quem não é servo de grupo de oração, se sentir chamado a ser, seja! Não fuja do chamado de Deus para sua vida. Obs. Servir no grupo de oração é apostolado, é o mesmo que ser de uma pastoral, tem o mesmo significado, o mesmo valor.
4.          Se você já sabe qual é seu ministério, procure estudá-lo muito, participe das formações especificas do seu ministério. E se não sabe, reze pedindo a Deus a graça primeiro de ser um bom servo e fique atento aos sinais de Deus na sua vida e qual serviço você mais se identifica a fazer, o que mais você gosta e alegra seu coração.
5.          Por último, reze, leia, estude, reze, leia, estude, reze leia, estude e acima de tudo escute sempre as pessoas que te querem bem, mesmo que não lhe agrade o que elas dizem.

Peço que Deus nos abençoe sempre, pois eu estou nesse aprendizado todos os dias e que a Beata Elena Guerra possa sempre interceder por nós e a Nossa Mãe Maria Santíssima para que sejamos dócil a fazer a vontade Deus nas nossas vidas.

Anselmo Marciano


Nenhum comentário:

Postar um comentário