"Eu quero agito nas dioceses, que vocês saiam às ruas. Eu quero que a Igreja vá para as ruas, eu quero que nós nos defendamos de toda acomodação, imobilidade, clericalismo. Se a Igreja não sai às ruas, se converte em uma ONG. A igreja não pode ser uma ONG".
As palavras ditas pelo Papa Francisco, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, nos convocam a termos uma atitude de sair de nossa comodidade e ir ao encontro dos irmãos que ainda necessitam conhecer o Cristo Ressuscitado. Definitivamente, a visita do santo padre ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, continua a produzir em nós uma série de frutos. Suas mensagens de caridade, humildade e amor ressoam em nossos corações, nos pedindo coragem e ousadia.
A palavra de ordem é missão! Esse é o legado que nosso amado Papa nos deixa após esses dias em solo brasileiro. Ele nos pede que saiamos de dentro das igrejas, de nossas paróquias e sejamos ousados em anunciar o amor de Deus. "O que derruba as estruturas caducas, o que leva a mudar os corações dos cristãos é justamente a missionariedade", nos exortou Papa Francisco.
Esse apelo papal gera em nós, Renovação Carismática Católica, ainda mais responsabilidade visto que o Movimento já vem trilhando, há algum tempo, esse caminho de missionariedade, nesses moldes apresentados por Francisco. A RCC tem Alma Missionária e quer continuar evangelizando, através da experiência do Batismo no Espírito Santo. Em nossos Grupos de Oração e fora deles - estamos saindo às ruas, ao povos!
E como temos construído essa história missionária? Já há alguns anos, o Conselho Nacional da RCCBRASIL ouviu essa moção e abraçou a causa, sobretudo da missão ad gentes. Nesse decreto da Igreja Católica, destaca-se que “no estado atual das coisas, de que surgem novas condições para a humanidade, a Igreja, que é sal da terra e luz do mundo, é com mais urgência chamada a salvar e a renovar toda a criatura, para que tudo seja instaurada em Cristo e n'Ele os homens constituam uma só família e um só Povo de Deus”.
A Missão Marajó é, sem dúvida, a concretização desse mandato. Há mais de cinco anos, a RCCBRASIL está presente em terras paraenses, contribuindo para a melhora significativa da vida dos irmãos que vivem nas comunidades ribeirinhas, tanto no aspecto espiritual, quanto no social.
Divididos em duas Casas de Missão, uma em Breves e outra em Afuá, os missionários vivem a realidade da comunidade e servem por meio das atividades como o projeto Anjo da Guarda, que atende as crianças, e Rádio Santana, que leva a mensagem de Jesus a locais de difícil acesso onde, muitas vezes, a população passa anos sem receber a visita de um sacerdote. Nosso barco Novo Pentecostes, visita as comunidades ribeirinhas, levando Jesus Eucarístico a pessoas que ficavam anos sem poder comungar.
Mais recente é a Missão África. Duas missionárias brasileiras foram enviadas para Uganda, o país africano que tanto necessita conhecer o rosto expressivo de Pentecostes. Naquelas terras, a RCCBRASIL tem buscado construir uma base missionária, além da reforma de uma escola primária e a construção de um pequeno centro médico, para o atendimento das necessidades mais urgentes. Frequentemente, campanhas mobilizam os carismáticos em socorro desse povo que sofre com a falta de itens básicos, como remédios.
A missão naquele continente também tem o propósito de ajudar na organização do II Encontro Mundial de Jovens da RCC, que acontecerá em julho de 2014, em Uganda.
Outra ação que tem nos inspirado à missionariedade é o projeto Jesus no Litoral. Criado há 10 anos no Paraná, a missão querigmática tem se expandido para diversos estados, chegando ao mês de julho no seu ápice, quando foi realizada uma edição especial durante a Jornada Mundial da Juventude. No total, 1.800 jovens, provenientes de todos os estados brasileiros, se uniram para evangelizar nas ruas, praias, comunidades, ônibus e metrôs do Rio de Janeiro.
Atualmente, o Jesus no Litoral é realizado no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Maranhão, Ceará e Piauí. Em outros estados, o projeto tem sido adaptado à realidade local como, por exemplo, Jesus no Araguaia, em Goiás, e Jesus nas Praças, em Minas Gerais.
Certa vez, em entrevista concedida à RCCBRASIL, Dom Azcona, bispo da Prelázia do Marajó, resumiu bem esse chamado missionário que a RCC tem, destacando que era algo providencial: “É um compromisso radical, total, sem parcelamentos e sem fugas. Na essência do ser cristão, tem o ser missionário, não tem um cristão que possa entrar na vida eterna se não for missionário de corpo e alma 24 horas por dia. Dia e noite! A comunhão com Cristo, pelo mistério do corpo Dele leva necessariamente à missão”, salientou.
Que o Espírito Santo nos dê a graça de avançarmos sempre, sem medo, como nos enviam nossos amados pastores. Cumprindo nossa missão de evangelizar a partir do Batismo no Espírito Santo onde quer que estejamos, em nossos Grupos e para onde Ele nos enviar. Que possamos sempre ir aonde haja sede Dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário